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ARTIGOS DE FRANCHISING
Recrutamento e Selecção de Franchisados
José Vieira Lopes | Managing Director Teamvision
A selecção dos parceiros franchisados é uma etapa vital no processo de crescimento de uma rede de franchising, pois permite a escolha dos parceiros certos para desenvolverem com êxito o sistema e o negócio do franchisador. Eis os elementos fundamentais:
O perfil
O primeiro passo do Franchisador é definir o perfil pretendido dos Franchisados, ou seja, os atributos dos candidatos ao nível das suas características pessoais a ter em conta no processo de selecção. O candidato deverá possuir as capacidades técnicas mínimas exigidas pelo franchisador (habilitações literárias e experiência profissional ou empresarial num determinado ramo), que nalguns casos, poderão ser comprovadas através de testes de aptidão. O candidato deverá ser “treinável” e capaz de seguir o sistema de franchising. Por outro lado, é fundamental apresentar características de um gestor e ter nítido perfil comercial. Sem dúvida também é bastante importante o forte espírito empreendedor e um desejo vincado de se tornar empresário, encarando o negócio como um projecto de vida. Por último, não deve ser desprezada pelo franchisador a avaliação do apoio familiar ao candidato na sua tomada de decisão.
A capacidade financeira do franchisado
É normal a preocupação do franchisador com a efectiva capacidade financeira do candidato a franchisado de levar a efeito o investimento a que se propõe. Não apenas no investimento directo realizado no package de franchising, mas também no investimento em equipamento adicional, instalações e fundo de maneio para o primeiro ano de actividade. No caso do financiamento bancário, dever-se-ão ter em atenção as informações bancárias do candidato e aferir a viabilidade do projecto ao nível financeiro.

O processo de selecção de Franchisados

Doze passos a seguir na selecção dos candidatos:

1. Contacto inicial. O potencial candidato manifesta interesse ou solicita informações via telefone, Internet, fax ou em contactos pessoais em feiras;
2. Envio por correio pelo Franchisador ao potencial franchisado de um dossier com informação genérica sobre o negócio;
3. Contacto telefónico para esclarecimento de dúvidas, questões e alguma informação adicional;
4. Reunião com o potencial franchisado nas instalações do franchisador. Apresentação pormenorizada do negócio e visita a uma unidade do franchisador ou franchisada; Apresentação do candidato, sua experiência, formação e objectivos;
5. Questionário de franchising e Curriculum Vitae. O franchisado deverá entregar na reunião ou enviar por e-mail ou correio, um curriculum actualizado e o questionário informativo preenchido, respondendo às questões apresentadas e normalmente com a indicação de referências abonatórias;
6. Testes de aptidão e avaliação de perfil (DISC). Após a reunião, o franchisado deverá efectuar um conjunto de testes de aptidão ou de avaliação do seu perfil de acordo com o tipo de negócio. Um dos métodos mais utilizados é o questionário DISC, cujos resultados permitem obter o perfil do franchisado e verificar se este é o pretendido;
7. Projecto do investimento/estudo de mercado do franchisador. Caso os franchisado disponha do perfil adequado, o franchisador deverá entregar um projecto financeiro-tipo ao candidato, para este conhecer a viabilidade financeira-padrão do projecto e ter uma base de trabalho para desenvolver o seu próprio plano de negócios.
8. Informação sobre o negócio. O franchisador deverá entregar ao franchisado um package de informação mais aprofundada incluindo a relação dos contactos dos franchisados e informação específica do negócio (nomeadamente minuta do contrato de franchising);
9. Plano de negócio do franchisado. O franchisado deverá elaborar um plano de negócio, ou seja, um pré-projecto, que poderá ser elaborado com a ajuda do franchisador;
10. Nova reunião. Aprofundar dúvidas, estabelecer o plano de negócios e marcar data de arranque do negócio;
11. Assinatura do pré-contrato ou contrato promessa de franquia;
12. Formação inicial e assinatura do contrato de franchising.

O elemento humano é o factor principal no sucesso de uma rede de Franchising. É fundamental que o franchisador faça uma correcta escolha dos parceiros franchisados da rede e respectivos colaboradores, através de um processo de selecção adequado e eficaz. O êxito de um qualquer negócio, mesmo em sistema de franchising, depende essencialmente das pessoas que dele fazem parte!

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